Como combinar cores na decoração

Quando a gente pensa em decorar um ambiente, surgem várias idéias. Possivelmente, você já deve ter descoberto que as cores são fundamentais para se conseguir o clima que se espera em determinados ambientes. Vamos começar a entender melhor como combinar cores com o que veremos a seguir:


Primeiramente, você precisa conhecer uma ordem de cores chamado CÍRCULO CROMÁTICO. Nele, são apresentados as cores chamadas primárias, secundárias e terciarias. Saber as combinações e os efeitos de cada combinação é fundamental para atingir o sucesso na decoração.

A forma de se harmonizar as cores, utilizando o círculo cromático, é mais simples do que se imagina. Pode ser das seguintes formas:

-Monocromia:
Usa-se apenas uma cor, entretanto, do mais claro ao mais escuro. Chamado de "tom sobre tom".





-Policromia:
Muitas cores em um mesmo ambiente.Veja opções de harmonias diferentes na Policromia:

Análogas: 
Quatro cores que aparecem no círculo. Juntas e em sequência. Mesmo quando usadas cores diferentes, existem cores em comum e a combinação é encantadora e refrescante!




Complementares:
Podem ser chamadas de Contrastantes, pois combinam cores que ficam diretamente opostas uma a outra no círculo. Sensação de força e modernidade combinam com essa harmonização.



Harmonia de 60º: 
Também chamada de triangulação ou triad. Escolhemos uma cor do círculo, pula-se 3 e escolhemos a próxima. Pula-se 3 novamente e escolhemos a última. São portanto, três cores, que formam um triângulo equilátero no círculo.




Harmonia de 90º:
Escolhe-se uma cor, pula as duas seguintes e escolhe a próxima até que se passe por todas as cores do círculo cromático. Resultará em 4 cores escolhidas. Forma-se então uma cruz ou quadrado... como preferir.



Harmonia de 120º:
Escolhe-se uma cor, e uma cor não, até que se passe por todas as cores do círculo cromático. O resultado será o de 6 cores escolhidas.



E agora? Facilitou? Bom... basta imprimir um circulo cromático, e ir às compras!!!